Palavras dos Mestres

Mestre Calado

 

A HUMILDADE NA ARTE MARCIAL

        Toda a evolução tem seu princípio e sua essência primordial. Um majestoso castelo, outrora fora um pequeno tijolo e um ideal de construção de um alguém de coração sonhador e pensamento futurista.

        Na arte marcial, a exemplo do castelo, se faz necessário um ponto de iniciação dotado de humildade, força de vontade e busca interior, para que se possa alcançar o grau da verdadeira evolução que se traduz, dentro dos nossos princípios, em autocontrole, domínio e despertar do saber. Portanto, a título de minhas primeiras palavras direcionadas aos discípulos de um modo geral, exorto-vos que sejam humildes sempre e que busquem aprender e assimilar todo o conhecimento passado a vocês, por seus respectivos professores e instrutores, não só com a mente e com o corpo, mas com o coração, pois cedo ou tarde, descobrirão que aquilo que está sendo lhes ensinado, não se trata apenas de aprendizado marcial, mas de conhecimento de vida para a vida.

        Lembrem-se sempre, que o primeiro degrau para a sabedoria é a humildade, e que um pássaro, mesmo destinado a voar, só salta para o primeiro vôo após aprender de seus pais tudo sobre tal. Sendo assim, jamais queira ser maior do que aquele que te instrui, no momento de sua instrução; esteja sempre aberto e pronto a aprender, pois o próprio Confúcio, sábio filósofo chinês da antiguidade, disse em um de seus tratados: “se duas pessoas estiverem caminhando com você, fique atento, pois uma delas poderá ser seu mestre.”

 

A ESSÊNCIA DE NOSSAS TÉCNICAS

        "Não existe técnica difícil ou secreta. Todas as técnicas seguem uma lei que move todas as manifestações da natureza, “o movimento”.

         O movimento é a essência da técnica que vivenciamos hoje e sempre, cada praticante com sua particularidade com seu sentimento. O segredo está no interior de cada guerreiro marcial, o coração sincero, a mente atenta e desperta, ser bravo para assumir o compromisso com a prática, tendo força e valor suficiente para honrar os juramentos e os inúmeros obstáculos que interpõe o nosso caminho. A sabedoria é adquirida no momento  em que se começa perceber que todo o universo interage a todo instante, e que procuramos despertar do sonho do mundo das ilusões onde se alimenta especulações e fantasias do mundo fenomenal, porém, através da simples meditação (meditação da respiração e da atenção plena), começamos a perceber e reconhecer os véus que encobrem a essência da grande sabedoria, que    consiste no vazio, na não ação da ação e vacuidade.

            Devemos conduzir nossa prática na senda marcial e na vida com o verdadeiro amor pelos companheiros, pelos professores, pela arte e por toda a sua essência, então iremos todos caminhar de mãos dadas na  grande essência do “chi”, praticando e deixando que o chi nos uma na grande senda do Amor absoluto e da Compaixão. Quando  percebendo que sofremos a ação da impermanência, e que a cada segundo de nossas vidas, o universo transforma-se, e que cada movimento gera uma ação e uma reação, uma causa e um efeito. Deveremos então cultivar as técnicas do Amor, da Paz e da Harmonia.

            É uma felicidade muito grande para mim, perceber o brilho nos olhos de vocês a cada vez que nos encontramos, pois sei que vocês já começaram a tomar consciência que a felicidade está dentro de vocês mesmos. Sempre procurem dar uma olhadinha para dentro de si, busquem estudar e praticar o que lhes é ensinado, e com certeza vocês chegarão onde almejam chegar.  “Ser Feliz é uma das técnicas fundamentais do Tao T’ien Ti".

 

AUTO - RENOVAÇÃO

            "A águia é uma ave que chega a viver até 70 anos.

           Mas, para chegar a essa idade, ela tem de tomar uma séria e difícil decisão por volta dos 40 anos. Nessa idade, ela está com as unhas compridas e muito mais flexíveis, e não consegue mais caçar suas presas para se alimentar: seu bico alongado e pontiagudo já está curvo; suas asas estão apontando para o peito, velhas e pesadas em função da grossura das penas; voar já está se tornando uma tarefa difícil! Então a águia só te duas alternativas: Morrer...ou enfrentar um dolorido processo de renovação que durará 150 dias. Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e recolher-se em um ninho próximo a um paredão, onde ela não necessite voar.

            Após encontrar esse lugar, a águia começa a bater o bico contra a rocha até conseguir arranca-lo. Depois de arranca-lo, espera nascer um novo bico com o qual, vai arrancar depois suas unhas. Quando as novas unhas começarem a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. Somente depois de cinco meses ela sai para o seu famoso vôo de renovação. E poderá viver, então, por mais uns 30 anos.

            Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar um vôo da vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes e outras tradições que nos causam dor. Somente quando nos livrarmos do peso do passado, é que poderemos aproveitar o resultado valioso que uma auto-renovação sempre traz. "

 

Mestre Adriano

Nossa escola é mágica, ela transforma vidas e pessoas, por esse motivo que sinto orgulho em ser parte da história do Tao Tien Ti.

 

Mestre Robson

                    "Nosso Estilo de Arte Marcial sempre manteve as tradições e os ensinamentos orientais, por isso nossa Associação cultiva o Amor e a dedicação à Família, nossas tradições são a marca registrada do Estilo. Os antepassados das Artes Marciais foram guerreiros dedicados a combater a opressão e a tirania, sempre visando o bem estar de seu povo e de sua família. Jamais lutaram para se impor, obter lucro ou satisfazer seu ego, mas em benefício dos outros e por uma causa justa. Nossa Arte é rica em exemplos de dedicação, fidelidade, honestidade, humildade, amor, fraternidade, coragem, perseverança, justiça e vários requisitos que tornam um Homem (ser humano), não um lutador, mas um herói, um líder. Um praticante de TAO T´IEN TI deve estar consciente da seriedade de nossa arte a qual vai torná-lo um ser humano que se destaca das demais pessoas e um exemplo em sua comunidade.Nós não esperamos que você se transforme em um Monge ou o nº 1 em combate corpo-a-corpo, mas apenas um ser humano honesto, sensato e dedicado à sua família e a sua nova família, a dos irmãos TAO T’IEN TI. A prática do TAO T’IEN TI influencia no desempenho pessoal do praticante através do desenvolvimento de diversas habilidades, proporciona um ótimo condicionamento físico, saúde, disposição, equilíbrio, autoconfiança e auto-estima que são fundamentais tanto para o sucesso pessoal quanto profissional. No futuro você ficará feliz por ter iniciado seu treinamento pelo resultado maravilhoso obtido, transformando alguns de seus sonhos em realidade e por ter atingido seus objetivos, pois o tempo será seu companheiro, a alegria sua amiga, a determinação sua irmã.

            Comprometa-se com seus objetivos e nós nos comprometemos com você, para garantir que o seu resultado positivo seja atingido, portanto decida com segurança agora."

          “A evolução é um caminho árduo, gratificante e ao mesmo tempo injusto, pois quando se consegue um objetivo, se abrem novas portas e possibilidades a sua frente trazendo a visão de que ainda é preciso trilhar mais um outro caminho, o caminho da Evolução da Consciência."

 

Mestre Max

 

           " Costumo dizer aos meus irmãos praticantes e alunos que somente os bons continuam no estilo, é preciso entender que quando digo  “bons”  me refiro aqueles que conseguiram vencer seus obstáculos naturais, seus temores, seus limites e hoje entendem e dominam um pouco mais a si próprio.

            Com um pouco de tempo dentro da escola já verificava que meus objetivos haviam mudado, pois durante os treinos vamos aprendendo a superar outros limites, pois os movimentos que víamos nos filmes já conseguimos fazer, mas será que isto basta? No Tao T´ien Ti aprendi a melhorar o meu caráter, minha personalidade, a respeitar um pouco mais as pessoas e a me encontrar. Ao chegar ao instrutorado, vislumbrei outras oportunidades e objetivos para o estilo, passei a me tornar parte da escola, pois o Caminho do meu Mestre passaria a ser uma herança herdada por mim também, o de elevar o nome da Escola, conseguir a estabilidade de um templo e ajudar na formação de nossa associação. Depois de alguns anos que agora em março de 2002 fizeram 12 anos de prática e vivência dentro da senda T´ien Li, já observei muitos irmãos praticantes que entraram e se foram como os movimentos das marés e a renovação da lua, poucos são os que continuam a trilhar o caminho, mas esses poucos como Grão-Mestre Calado bem sabe, são os que firmarão o nome de nossa escola, e os que passaram, foram pessoas importantes na nossa formação como instrutores e professores e na formação do nosso Estilo pela experiência adquirida, ao menos estas pessoas carregam em seus corações a marca da Escola.

                Hoje em dia agradeço a oportunidade de receber os ensinamentos desta arte marcial, de Grão-Mestre Calado, Mestre Cleto, a oportunidade de desenvolver a mim mesmo pela liberdade de evolução dentro da Escola. Meus objetivos ainda se misturam com os do Estilo, porém, com o aditivo de poder ainda melhorar o meu desenvolvimento físico, mental e espiritual, esta tríade faz parte de cada treinamento e dia dentro da academia para que um dia possam alcançar o equilíbrio e harmonização com a Natureza o Universo e com todos os Seres Humanos, para isto estamos sobre o planeta Terra. A todos os irmãos praticantes, vamos continuar, vamos nos aprimorar, a arte está ao alcance de todos, vamos mostrar o real valor de nossa escola." 

 

Mestre Cleto

 

Mudança de comportamento

            "Na vida constantemente tomamos decisões, e, é esse simples ato que fazem parte de nossa evolução, infelizmente, frequentemente, ficamos expostos a maus exemplos que influenciam de maneira negativa nossa formação, favorecendo que muitas pessoas digam haver feito algo de errado por terem sido motivadas por erros passados de outrem. Todos têm o livre arbítrio, mas devemos tomar as decisões certas e pô-las em práticas diariamente, pois serão as ações certas, praticadas diariamente que refletirão em bons atos, que formarão a essência de um bom guerreiro. Devemos constantemente praticar bons atos para tornarem possíveis as mudanças de comportamento, as quais refletirão em bons sentimentos para encontrar harmonia em nossas vidas.

            Sabemos que em grandes famílias, nem sempre os filhos se dão bem entre si, haverá conflitos. Sabemos até que eles não gostem uns dos outros, mas o que devemos esperar é que eles se tratem com respeito, como pessoas importantes que cada um é. Tratem como gostariam de ser tratados.

            Todos devem por em prática as seguintes ações que auxiliará na mudança de comportamento:

            Disciplina exige dedicação e trabalho duro, em tratar os outros com bondade, ouvir ativamente as pessoas, ter e expressar considerações, reconhecer e elogiar. Esse comportamento trará recompensas, benefícios em desfrutar de uma vida alegre e harmônica.

            Paciência, pois além de demonstrar o autocontrole durante o combate é a mais pura e forte ferramenta para o aprendizado marcial, pois os que não a dominam, tem suas mentes cheias de ansiedade, ocupando o espaço na mente que seria dedicado ao aprendizado.

            Humildade, dentre dos requisitos para o verdadeiro aprendizado, a humildade é quem assola a formação de um Samurai, pois através dela os discípulos demonstram receptividade ao aprendizado e os mestres demonstram verdadeira autoridade sem pretensões e arrogância para o próximo.

            Respeito, o próximo é sempre nosso maior aliado, em nosso desenvolvimento marcial, dependemos uns dos outro para prática do combate, e, é o comportamento respeitoso que permite o reconhecimento das limitações uns aos outros, corroborado com a lealdade para evolução marcial. Todos devem ser tratados com respeito.

            Abnegação é um comportamento de que todos os mestres devem buscar, pois para o bom desenvolvimento de nossos alunos, devemos nos abnegar de sentimentos e interesses pessoais, buscando focar a evolução do discípulo e satisfazer as necessidades de seu aprendizado.

            Perdão é uma das molas principais para evolução de nossos discípulos. Devemos ensinar como lidar com maus sentimentos e perdoar o próximo, pois se ocuparmos nossa mente com pensamentos ruins, evitaremos a receptividade para o aprendizado. Devemos aprender a não sofrer por erros e falhas dos outros. Se alimentarmos maus sentimentos por erros dos outros, ele crescerá de maneira fulminante em nossa vida. Devemos aprender com erros dos outros, evitando cometê-los.

            Compromisso é provavelmente o comportamento mais importante de todos, pois devemos nos comprometer com os compromissos feitos na vida. Se não estivermos comprometidos, possivelmente desistiremos de nosso objetivo. Muitas vezes as pessoas se envolvem com nossos objetivos, mas não querem o comprometimento com as responsabilidades adquiridas no transcurso da evolução dentro do dojo. Todos devem está envolvidos e comprometidos com nossos objetivos, possibilitando um crescimento maciço de nossa escola. 

            Devemos refletir que o maior bem existente em nossa vida é estar vivo, pois a vida nos proporciona sentimentos como: o prazer de desfrutar dos sabores, a sensação de uma refrescante brisa em nossa pele ou simplesmente um banho, seja ele quente ou frio, poder contemplar a beleza existente em nosso universo, ouvir sons ao nosso redor, além do grandioso prazer da respiração. Devemos aproveitar todos os momentos de nossas vidas. Não há valor que pague os nossos sentidos que nos foram dado de graça."

 

Mestre Ricardo

 

            " Tive muitos problemas e obstáculo para me desenvolver dentro do Estilo, o primeiro deles foi a não aceitação de meus pais. Eles foram totalmente contra, mas, procurei transformar essa falta de apoio em incentivo, pois, estava determinado a continuar o treino. Trabalhei muito, principalmente para pagar a academia e comprar o meu uniforme, coisa que só consegui depois de quatro meses. Meus pais insistiam em me dizer: “Isso é besteira, essa pancadaria não vai dar em nada”. Mas apesar disso, eu sentia que algo me atraia à Escola, a vontade de ser melhor tanto dentro como fora do Estilo aumentava a cada dia. E assim, aprendi a melhorar a minha postura, assim como, o meu caráter e a minha conduta. 

            Posso dizer que o Tao T’ien ti não só me ensinou técnicas de luta, como também me ensinou a ser uma pessoa bem melhor do que talvez eu seria se não estivesse treinando. Fiquei cerca de três anos afastado do Estilo, por motivos de saúde e trabalho e, somente eu e Deus sabemos a falta que isso me fez. Mas, quando finalmente pude retornar, fui muito bem recebido por meus amigos/irmãos da Escola, os quais, me deram todo apoio e ajuda que puderam. Hoje, meus pais são testemunhas de que a prática do Estilo Tao T’ien Ti me fez muito bem e reconhecem que estavam literalmente equivocados.

            E, foi então com esses acontecimentos, que um garoto desengonçado, com muita dificuldade de aprendizado marcial, se desenvolveu e se tornou um professor do Estilo Tao T’ien Ti de Artes Marciais, assumindo o compromisso junto a Escola, de ensinar a filosofia e as diversas técnicas aprendidas durante o seu caminhar na senda do Estilo, procurando mostrar a todos, os frutos que colheu, o quanto se pode melhorar e, acima de tudo, dar continuidade e força ao crescimento da Escola “T’ien li”.

 

Mestre Reis

 

 

O INDIVÍDUO E O UNIVERSO

            "É do conhecimento de muitos, o célebre ensinamento que diz: “O arfar de asas de uma borboleta na Índia, pode vir a causar um tufão na América”. Essa frase singular, dotada de profunda sabedoria, foi e ainda é nos dias de hoje, fonte inspiradora para o desenvolvimento lógico das diversas linhas de raciocínio ensinadas nas escolas filosóficas da atualidade e, está diretamente ligada ao indíviduo e a influência que ele exerce dentro do contexto dos acontecimentos Universais.

            Isaac Newton, físico da antiguidade, nos ensina através da “Lei da Ação e Reação” que: “Toda ação tem uma reação igual e contrária e na mesma proporção”. Esse conhecimento, no entanto, não se limita apenas às leis da física comum, mas vai muito mais além, alcançando também as leis da física Quântica, que por sua vez, controla e dá vazão às Leis Cósmicas que regem o Universo e toda as dimensões que envolvem a nossa existência. Sendo assim, um indivíduo que por vezes polui o seu habitat natural, assim como, o seu Corpo, a sua Mente e o seu Coração com toxinas de cunho negativo, polui conseqüentemente, o Planeta, o Universo e a sua Dimensão Interior, desencadeando assim, todo um processo de alto destruição que se refletirá também nas bases que alicerçam o Universo. É sempre dito pelos Sábios e mais experientes que: “O U niverso conspira a nosso favor e que todas as coisas contribuem para o nosso bem”. Essa Grande Verdade que é ao mesmo tempo um Princípio Eterno reconhecido por várias religiões e filosofias deveria ser do conhecimento de todos, contudo, a ignorância e a cegueira espiritual em que vive a maior parte da humanidade, impedem que muitos percebam esse conhecimento libertador e de luz, fazendo com que permaneçam presos a dogmas de medo e a conceitos ultrapassados que por sua vez, trazem sofrimentos à alma e só fazem retardar ainda mais a evolução mental do ser humano e de certa forma a evolução do Universo, pois tudo é uma coisa só e que cada ação individual afeta todos os homens do Planeta. O Interno e o Externo coexistem e se manifestam na figura da pessoa humana que, na totalidade de sua essência, traz dentro de si, a experiência do passado e a perspectiva do futuro, assimilando no presente, a vivencia desses dois extremos. Sendo assim, se faz mais do que necessário, que o ser humano olhe um pouco mais para dentro de si e contemple a imensidão do seu ser, e descubra também, a sua capacidade de se conectar com dimensões mais elevadas e quanto potencial para crescer e ser feliz ele possui. Porque, cada ser que evolui, todo o Universo evolui junto com ele, pois é a nossa energia que move o Universo e ao mesmo tempo, cada ser é o centro do Universo, possuindo em seu interior, a chave para estabelecer a integração e desvendar os seus sublimes segredos. "